...

1OO1 temas

  para sua convenção de vendas  

O grande segredo para criar uma convenção de vendas de sucesso é inovar, pensar fora da caixa, proporcionar uma experiência que faça seus participantes se lembrarem por muito tempo do que vivenciaram e principalmente do objetivo e da mensagem que a empresa quis passar com aquele investimento.
O primeiro passo, a base de tudo para o seu evento, é definir um tema que seja aderente ao momento da empresa e ao resultado buscado na convenção. A partir dele, você poderá procurar o espaço ideal, os palestrantes, as atrações, os artistas, a cenografia, os brindes e a estrutura para o seu evento. Vamos propor um pequeno brainstorming com 1001 ideias (ou quase) já utilizadas por nós que podem ajudar você a fazer um evento bem diferente e inovador:

Tema bacana pra área comercial de empresas que atuam no varejo com produtos de grande concorrência.
Cada nova conquista nos PDVs pode significar milhões para a empresa. Como pano de fundo podem ser desde a Roma Antiga, passando pelos Navegantes Portugueses e Espanhóis até conquistadores do espaço. Ou seja, você pode usar como cenografia o Coliseu ou transformar a plenária em uma nave espacial das mais futuristas.
Que tal levar sua equipe para um porta-aviões desativado? Ou para um cruzeiro?

Este pode ter diversos nomes (que tal “O mundo Mágico das Vendas”), mas sempre terá como pano de fundo
o talento da maior companhia circense do mundo o Cirque Du Soleil. Dá pra ter diversas ideias para cenografia.
Já transformamos a plenária numa tenda de circo, com picadeiro e tudo, com intervenções circenses.
E pra desafiar a equipe, que tal fazer com que eles criem seu próprio espetáculo?
Fizemos isso com a assessoria de uma trupe de artistas/professores de circo.

Já criamos diversas convenções e eventos cujo pano de fundo era Música, seja a Clássica, Jazz, Samba ou até Carnaval. É um universo riquíssimo, em que você pode fazer desde um evento dos mais refinados aos mais descontraídos. Você pode ter surpresas positivas com a apresentação de uma banda dos funcionários. Ter espaços com instrumentos para eles tocarem nos intervalos. Fazer um boteco (ou um concerto) no evento de premiação. Além disso, existem vários palestrantes e atividades envolvendo música, que ensinam sua equipe a tocar um instrumento.

Um tema que já trabalhamos muito e que traz grande recall para os participantes. Criamos uma cenografia
inspirada na selva e em elementos afros e produzimos todo o roteiro do evento a partir disso. Levar o público para um hotel na mata, montar um acampamento, tendo que passar algumas horas ou uma noite na selva, pode ajudar muito, mas depende do objetivo e da adequação do contratante. Se você quer “mexer” com a sua equipe, por que não?
Mas, mesmo em hotéis e estruturas tradicionais, dá sempre certo, pois, afinal, o mercado é uma selva... 

De novo, podem ter as mais diversas variações no nome dentro desse tema, como Fórmula Empresa X,
Arrancada para o Sucesso, Ultrapassando Limites e outros mais criativos, mas dentro do universo automobilístico.
Já fizemos eventos em autódromos, kartódromos etc. Ao final, criamos atividades para que os participantes
pudessem pilotar, participando de provas de competição ou regularidade.

Como pano de fundo, podemos utilizar esportes em geral ou algum específico, como UFC, futebol, vôlei, tênis,
surf. Enfim também um tema rico e que pode ter uma melhor adequação dependendo da época (Copa do Mundo, Olimpíadas) ou do produto/objetivo da empresa. Vários estádios de futebol têm uma boa estrutura para eventos,
o Museu do Futebol também, entre outros. Como cenografia, o que acha de construir um palco em formato de octógono, com um auditório em forma de arena e com telões de led em cima do palco? 

“Você faz o Show”, “O Astro É Você”, “SuperStars” e outros. Inspirado no Oscar, permite também uma das cenografias mais ricas. A criação de versões de antigos best sellers envolvendo sua equipe, a utilização de mágicos ou artistas como palestrantes, a ambientação/distribuição de pipocas e outros, contratação de sósias. Várias vezes já alugamos salas de cinema para fazer isso ou ambientamos a plenária como se fosse um set de filmagens.

Essa também é clássica. Inspirada nos filmes do Wagner Moura, com todo um ambiente de batalha, os participantes com camisetas camufladas. Fazer uma atividade externa com estações onde cada equipe ganha parte de um quebra-cabeça após cumprir uma tarefa, monta e levanta um grande painel demonstrando a força da equipe. Não é fácil, mas já fizemos essa atividade em parceria com o Exército, trazendo canhões e tanques para o hotel, ou levando a equipe para dentro de um batalhão do Exército ou da Marinha.   

O universo do cinema é uma fonte riquíssima de ideias para quem planeja eventos. Claro, deve-se buscar sempre a adequação com a empresa e o público, mas temas como Vingadores, Legião dos Superheróis, X-Man ou criar seu próprio grupo de heróis e vilões, possibilita uma ambientação, vídeos, festa de premiação geek, brindes etc dos mais lúdicos e envolventes, uma verdadeira kriptonita para seus concorrentes.  

Novamente o cinema ajudando o produtor de eventos. Missão Impossível (Possível?), Piratas do Caribe, Indiana Jones, O Senhor dos Anéis, Velozes e Furiosos, Poderoso Chefão e até filmes infantis como Procurando Nemo, Toy Story, Monstros S.A., Os Minions já foram e continuam sendo tema para muitas convenções. Que tal procurar um filme adequado para o momento da sua empresa?

“Missão 2030, como chegaremos lá?”. Como a empresa estará daqui 5, 10, 50 anos? Depende das estratégias e ações que fizermos hoje. Com esse conceito, pode ser criada uma cenografia futurista ou baseada em filmes de ficção científica, como De Volta pra o Futuro, Star Wars, Jornada nas Estrelas, Viagem no Túnel do Tempo etc.
É excelente para eventos de planejamento ou para motivação em momentos de vendas baixas e concorrência acirrada, projetando um futuro possível, mas que a equipe tem que construir.

Pode ser também: “Somos Empresa X” ou “Eu Sou Empresa Y”. Este também é bastante utilizado e gostoso de trabalhar, pois valoriza o espírito de pertencimento, desperta o sentimento de gostar da empresa e do que se faz nela. Dá pra fazer um vídeo de abertura envolvente, com os testemunhais dos funcionários. Fazer cenografia com o time line com a história da empresa, produtos e a projeção de crescimento. 

Você pode também dar vida à convenção a partir de uma ideia fora da empresa ou do mundo de ação e aventura.
Já criamos eventos com temas como “Catavento”, “A Ponte”, “Coração Brasileiro”, “Sem saber que era impossível,
foi lá e fez”, “Várias Mentes, Um só Coração”, “Escalada Rumo aos 2B”, “Aconcágua”.
Enfim, conhecendo a realidade, as metas e os objetivos da empresa, você pode trabalhar com o que quiser: Japão, Itália, Las Vegas, Bahia, Leonardo Da Vinci, Salvador Dali, O Diamante Azul, Carrinho de Rolimã, Jogos Eletrônicos, Anos 70. A verba é o limite, mas a imaginação é sua. 

Esperamos que essas ideias possam ajudar na criação seu próprio evento inovador.
Se quiser, pode contar também com a nossa expertise nessa missão, através do telefone (11) 5539-7577.

Texto de Joel Oliveira – MTB 18681 – um dos gestores da Multiart Colorir.

Contatos

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE